O melhor equipamento para espresso é o que está sintonizado com a sua necessidade ou expectativa. Há alguns itens que devem ser avaliados na hora de escolher: finalidade e numero de doses a serem produzidas por dia, praticidade operacional, qualidade da bebida, manutenção, representatividade e durabilidade. Você pode estar interessado na extração superlativa do café e sua cremosidade incomparável, na praticidade de tomar uma bebida extraída na hora ou as duas coisas.

Se o café espresso é produzido pela passagem de água quente pressurizada sobre o pó de café moído, sempre será necessário o uso de algum mecanismo que vai exercer essa força sobre a água. Há no mercado equipamentos que vão pressurizar a água quente sobre o pó de café de maneira totalmente manual (sem uso de eletricidade) como, por exemplo, a cafeteira ARAM, neste caso tanto o café moído quanto água quente precisam ser colocados no mecanismo manualmente. Outros modelos têm funcionamento parecido com as máquinas profissionais das cafeterias que vão aquecer e pressurizar a água por meio de uma bomba elétrica e o pó de café precisa ser inserido manualmente no aparelho. Ainda há aparelhos automáticos que são abastecidos com grãos de café e água e precisam apenas de um simples toque de botão para produzir o espresso. Por último, as máquinas de capsulas que vão premir água quente pelas mono-doses já prontas de café.

Com exceção dos aparelhos automáticos e de capsulas, as demais máquinas de espresso vão precisar receber o café já moído. Então, se sua busca for por qualidade, será necessário adquirir também um moinho para controlar a moagem e atingir o padrão sensorial desejado. A vantagem desse perfil é a possibilidade de controlar a moagem, a quantidade de pó usada por dose e também o nivelamento e compactação do café moído. Porém, se o custo for mais importante na hora de escolher, há opções econômicas desse tipo de máquina e você pode optar por adquirir cafés já moídos no mercado.

As máquinas automáticas, como diz o nome, já contem o moinho para o café em grão e o sistema de aquecimento e pressurização. Nesse perfil pode haver o usuário que deseja apenas praticidade ou praticidade e qualidade. Em qualquer opção, usar um aparelho que faça a moagem e infusão do café na hora de consumir já vai proporcionar uma experiência agradável e diferenciada. Porém, se a qualidade da bebida for um fator decisivo, vale apena pesquisar quais modelos oferecem maior amplitude de ajustes de moagem e dosagem de pó por dose. Isso vai influenciar diretamente no sabor e cremosidade da bebida. Para ambos perfis é recomendável avaliar a representatividade da marca escolhida no mercado para atendimentos de pós-venda, já que, são aparelhos sofisticados e duráveis, pode haver necessidade de reparos e substituição de peças. Além disso, é preciso avaliar os cuidados de higienização necessários para cada modelo disponível pois, a exemplo de outros utensílios de cozinha, é necessário intervenção periódica para limpeza do sistema de infusão do café.

Já os aparelhos de capsula são extremamente práticos, quase não demandam intervenção de limpeza, produzem doses de café padronizadas e a qualidade da bebida vai variar de acordo com o fabricante. Não é possível interferir de nenhuma maneira na qualidade da bebida produzida. O investimento nas máquinas é muito baixo e o custo unitário por dose é elevado. Nos demais tipos de máquinas o custo por dose de um café especial vai girar em torno de R$ 0,50 (cinquenta centavos) enquanto nas máquinas de capsula o custo da dose inicia-se por volta de R$ 1,70 (um real e setenta centavos).

Há no mercado aparelhos para todos os gostos e perfis, por isso, ao pensar na aquisição de uma máquina de café espresso não deixe avaliar também o valor dos insumos necessários para sua utilização, podendo ser café em grãos, moído ou capsula. Se pretende usar comercialmente ou no escritório, qual a capacidade de produção de doses diárias, já que, isso vai interferir diretamente na vida útil e qualidade do café produzido. Além disso, se há representatividade e pós-venda adequado para o produto escolhido. Se quiser tirar alguma duvida ou saber mais dicas para escolher a máquina ideal para o seu perfil estamos sempre disponíveis para auxiliá-lo.